Entraram em funcionamento 21 câmeras de monitoramento sendo 13 câmeras tecnológicas no modelo vídeo estática (SVC) e oito câmeras Speed Dome. Os equipamentos, de alta resolução, estão espalhados por vários pontos da ARIE Mata de Santa Genebra, administrada pela Fundação José Pedro de Oliveira, e vão compor o sistema de monitoramento de proteção da Mata para situações de incêndios, descarte irregular de resíduos. O sistema de segurança da Mata será integrado com a Central de Operações da Guarda Municipal (GM).
As câmeras speed dome estão instaladas em postes de 18 metros de altura e são equipamentos que possuem zoom óptico, se movimentam por 360º e podem ser controladas de forma remota por meio de uma central de videomonitoramento ou um vigia. Já o modelo vídeo estática (SVC) é um tipo de câmera eletrônica que tira fotos estáticas e as armazena como quadros únicos de vídeo. Com a implementação desse sistema de monitoramento, a ARIE Mata de Santa Genebra se torna um exemplo de como a tecnologia pode ser utilizada para preservar o meio ambiente e garantir a segurança das áreas de preservação natural.
Para Rogério Menezes, presidente da FJPO, os investimentos na modernização através da instalação de câmeras de vídeo em toda a Mata de Santa Genebra e também do monitoramento dessas imagens, elevam o nível de proteção da floresta, que é um patrimônio da nossa cidade.
integração do sistema de segurança da Mata de Santa Genebra com a Central de Operações da GM
De acordo com a bióloga Laís Santos de Assis, responsável pela área, o sistema de câmeras foi implementado na unidade de conservação em 2016, porém estava desativado desde 2021. “O sistema foi reativado, passando ainda por uma ampliação e modernização, aumentando o monitoramento e proteção da ARIE Mata de Santa Genebra”, afirma a bióloga.
Gestão da Fundação José Pedro de Oliveira e Comando da Guarda Municipal Maria estão em tratativas para integração do sistema de segurança da ARIE Mata de Santa Genebra com a Central de Operações da GM, além de intensificação das rondas no entorno da reserva.
Ação preventiva contra incêndio
A Gestão da FJPO tem atuado de forma a se preparar para o período seco em que aumenta em muito o risco de incêndios na Mata.
A diretoria da Fundação esteve reunida em março com o comando do 7o Grupamento dos Bombeiros, com a Polícia Ambiental e com o Comando da Guarda Municipal de Campinas, com foco no combate à soltura de balões e outras estratégias e alinhamento de ação conjunta com o objetivo de proteção da Mata, uma das principais áreas de preservação ambiental de Campinas, nos próximos meses de estiagem.
Além disso, a Fundação José Pedro de Oliveira, que administra a Mata de Santa Genebra, integra a Operação Estiagem sob a coordenação da Defesa Civil de Campinas.
A FJPO integra a operação estiagem, que tem o comando de Sidnei Furtado da Defesa Civil de Campinas.