Plano de Manejo

Desde 2000, quando surgiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), havia uma preocupação em relação à Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Mata de Santa Genebra, maior remanescente de Mata Atlântica do município de Campinas, pois não tinha um Plano de Manejo. Apesar de algumas tentativas de elaboração terem sido realizadas, nenhuma delas chegou a um documento final. 

Por ser o maior remanescente de mata atlântica da região de Campinas, a ARIE Mata de Santa Genebra sempre foi objeto de interesse de pesquisas científicas de várias instituições que realizaram levantamentos de fauna e flora durante mais de 25 anos. Os resultados destes estudos deram início aos trabalhos de elaboração deste documento, no ano de 2006. Foram realizados mais estudos e, sob a orientação do Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Plano de Manejo começou a ser finalizado, baseado nos roteiros metodológicos de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) e Unidades de Conservação de Proteção Integral, já que não havia um roteiro específico para ARIE. 

Paralelamente à elaboração do PM, deu-se início à produção de um Roteiro Metodológico para ARIE, base para o Plano de Manejo da ARIE Mata de Santa Genebra, que deve ser concluído em breve e servirá de modelo para a elaboração dos planos de manejo de todas as ARIE do país.

O presente Plano de Manejo é referente ao período de 5 anos, e o documento é apresentado em quatro capítulos: I – Contextualização, que introduz e apresenta a ARIE, II – Diagnóstico do Entorno, que indica aspectos socioambientais, III – Diagnóstico, que caracteriza aspectos ambientais e IV – Planejamento, que determina os objetivos de manejo, zoneamento e apresenta os programas desenvolvidos na Unidade de Conservação (UC).

Esse Plano de Manejo foi atualizado no seu zoneamento, por meio da Portaria ICMBio N° 301, de 11.05.2021. O objetivo da revisão desse documento foi de adequar o instrumento de gestão, permitindo uma melhor atuação na área da unidade, atendendo ao seu objetivo de criação e buscando um melhor atendimento ao público e a conservação da área. Nessa revisão foram usadas as orientações do Roteiro metodológico para elaboração e revisão de planos de manejo das unidades de conservação federais (ICMBio, 2018).


Baixar Plano de Manejo ARIE Mata de Santa Genebra

Baixar Portaria ICMBio nº 64, de 27 de agosto de 2010

Baixar Portaria ICMbio nº 301, de 11 de maio de 2021

Baixar Zoneamento

Limite da UC

aaa