Notícias



Entre a floresta e a escola: curso promove práticas educativas na Mata de Santa Genebra

newspaper
Publicado em 17 de agosto de 2026
edit_note
Redação FJPO
photo_camera
Fotos FJPO

A Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), em parceria com o ProgEA – Programa de Educação Ambiental da Rede Municipal de Campinas, promove o curso “Entre a floresta e a escola: práticas educativas na Mata de Santa Genebra”.
A formação reúne 25 professores que atuam da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, convidados a refletir sobre as possibilidades de desenvolvimento de práticas educativas em áreas naturais protegidas, tendo como referência a experiência de três décadas de atividades com grupos escolares na ARIE Mata de Santa Genebra.
Ao longo de cinco encontros, serão abordados aspectos históricos, culturais e ambientais da Mata de Santa Genebra, destacando seu potencial para o desenvolvimento de práticas educativas e para a construção de aprendizagens a partir do contato direto com a natureza.
Os encontros também promoverão a troca de experiências entre os educadores e a equipe gestora da Unidade de Conservação, buscando fortalecer práticas que valorizem o protagonismo dos estudantes e a continuidade entre as experiências vivenciadas na floresta e as atividades desenvolvidas na escola.
As atividades práticas permitirão ainda que os professores reconheçam diretamente o potencial educador da diversidade biológica da Mata de Santa Genebra, ampliando as possibilidades de utilização da Unidade de Conservação como espaço de aprendizagem.
Em 2026, as atividades voltadas a escolas públicas já possibilitaram a participação de mais de 1500 alunos em atividades na floresta e a expectativa é de que a parceria entre a Fundação José Pedro de Oliveira e a Secretaria Municipal de Educação de Campinas amplie a participação das escolas em atividades na Mata de Santa Genebra.


Fotos da Galeria

×