Notícias



Vem aí mais uma edição da FEIRATA — a Feira da Mata de Santa Genebra!

newspaper
Publicado em 8 de junho de 2026
edit_note
Redação Cristiano Krepsky

Venha comemorar a história e a importância da Mata de Santa Genebra, patrimônio ambiental de Campinas.

 

Em comemoração ao aniversário da doação da Mata de Santa Genebra ao município de Campinas, a Fundação José Pedro de Oliveira convida toda a comunidade para um dia especial de integração com a natureza, educação ambiental e lazer.

 

No dia 04 de julho, das 8h30 às 16h, a Mata de Santa Genebra, a maior floresta urbana de Campinas e um dos mais importantes remanescentes de Mata Atlântica da região, abrirá suas portas para receber visitantes de todas as idades em uma programação repleta de experiências inesquecíveis.

 

Ao longo do dia, o público poderá participar de caminhadas pelas trilhas da mata, palestras, oficinas, feira de artesanato, atividades de educação ambiental e desfrutar de diversas opções gastronômicas, em um ambiente que une conhecimento, conservação e contato direto com a natureza.

 

O ponto de encontro será na sede da Fundação José Pedro de Oliveira, localizada na Rua Mata Atlântica, 447 – Bosque de Barão Geraldo.

 

Mais do que comemorar uma data histórica, este evento é um convite para conhecer, valorizar e fortalecer o compromisso com a preservação da Mata de Santa Genebra, um patrimônio ambiental que pertence a todos os campineiros e desempenha um papel fundamental na conservação da biodiversidade, na pesquisa científica, na educação ambiental e na qualidade de vida da nossa cidade.

 

Programe-se, traga a família e amigos para viver um dia especial na maior floresta urbana de Campinas!

 

A programação completa (em atualização) está disponível abaixo.

Praça Peroba-poca

10h - 11h - Yoga em Família

11h30 - 12h - Dança do ventre

12h às 13h - Tchaca voz e violão

13h30 às 14h - Dança do ventre

14h15 às 16h - Roda de Forró

09h às 16h - Feirinha de Artesanato 

09 às 16h - Praça de alimentação

Mesinhas de piquenique na sede

10h às 12h Oficina de bordado livre: Fauna e Flora da Mata 

14h às 15h - Oficina: Como Conseguir suas primeiras abelhas nativas sem ferrão 

14h às16h - Oficina de bordado livre: Fauna e Flora da Mata 

 

Exposições na sede da Fundação José Pedro de Oliveira

09h às 12h - Exposição e jog LabEduc Cepagri

09h às 13h - Ação Educativa Sobre a  Esporotricose - Vigilância em Saúde 

09h às 16h - Programa Casa e o Ciclo do Saneamento -  Sanasa

09h às 16h - Exposição Interativa: Biodiversidade em Jogo: Explorando Biomas e Polinizadores - Museu de Diversidade Biológica (MDBio) da Unicamp 

09h às 16h - Exposição Sementes de Inclusão 

09h às 13h - Museu de História natural de Campinas - Exposição Pegada Animal 

09h às 16h - Jogos Educativos: Biodiversidade e Conservação - Secretaria de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente de Paulínia 

 

Caminhadas 

08h30 - Caminhada 8km

09h às 16h - Visitas livres ao borboletário e Riacho da Sanã 

09h30 - Trilha Guiada com Crianças na Mata + Gincana de Pintura 

14h - Trilha Guiada com pôr do Sol no Laguinho

 

 

CAMINHADA 8KM

Horário: Das 08h30 às 11h30

A atividade consiste em uma caminhada de 8km contornando a Mata pelo aceiro, com paradas para contemplação da floresta.

Essa atividade é recomendada para pessoas com bom preparo físico. Recomenda-se o uso de roupas confortáveis para caminhada, calça comprida e calçado fechado, uso de protetor solar, repelente para insetos e portar garrafinha de água para beber.

Atividade gratuita.

Para se inscrever acesse o link e preencha o formulário de inscrição: https://www.fjposantagenebra.sp.gov.br/evento/view/7 

 

 

 

EXPOSIÇÃO EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CLIMÁTICA -  LabEduc - Cepagri/UNICAMP 

Horário: Das 09h às 12h

Venha conferir essa atividade especial oferecida pelo Laboratório de Educação do CEPAGRI/UNICAMP na FEIRATA.

Será possível conhecer jogos voltados à Educação Ambiental e Climática, além de alguns instrumentos que foram importantes na previsão do tempo e estudo da atmosfera.

Atividade gratuita. Não é necessária a inscrição prévia.

 

MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DE CAMPINAS – PEGADA ANIMAL

Horário: das 9h às 16h

O Museu de História Natural de Campinas trará alguns dos animais que fazem parte de seu plantel para interação com o público. Por meio da atividade, o público terá a oportunidade se conscientizar-se sobre o problema do tráfico de animais no Brasil, além de aprender sobre a importância de certos animais frequentemente malvistos na sociedade, como insetos, aranhas e lagartos

 

VISITAS AUTOGUIADAS BORBOLETÁRIO E RIACHO DA SANÃ

 

Das 09h às 15h30

Nesse projeto, as visitas são autoguiadas e os visitantes caminham sem o acompanhamento de um condutor pelos roteiros pré-determinados. Monitores estarão à disposição para esclarecimento de dúvida na sede da Fundação José Pedro de Oliveira. Os visitantes poderão ter acesso ao roteiro da Trilha do jatobá; Viveiro de mudas nativas; Mini Pantanal Sanã e Meliponário.

A atividade é gratuita e no dia da Feira, não é necessário realizar inscrição prévia.

 

TRILHA GUIADA COM CRIANÇAS NA MATA + GINCANA DE PINTURA

Horário: Das 09h30 - 12h

Essa atividade é promovida pelos condutores de visitantes autorizados  Julia Costa e Mateus Ferreira. 

Das 09:30 ao 12:00 faremos uma trilha no total de 3 km com crianças (recomendado a partir de 04 anos) pela Mata. As crianças serão divididas em 02 equipes, com distribuição de faixas de diferentes cores para os times e serão distribuidas lupas de brinquedo para elas irem observando os detalhes nas trilhas!

Iniciaremos com uma descida até o Laguinho, onde poderemos ver a criação de abelhas sem ferrão, além de apreciar a vista de um Laguinho em um lindo deck de madeira (percurso ida e volta de 1,5 km) !

Retornaremos a sede e de lá seguiremos pela Trilha do Folclore (aproximadamente 600 metros) até chegar no Borboletário! De lá, subiremos pela Trilha do Jatobá (apx 600 metros) até a sede. 

Nos banquinhos na sede, faremos uma atividade de pintura em cartolina, na qual as crianças em grupos irão desenhar o que mais gostaram do passeio!

Valor da Atividade:  R$ 15,00 para crianças e R$ 30,00 para o público em geral.

Contatos e inscrições: Condutora autorizada Julia Costa: 19 99853-8493

 

YOGA EM FAMÍLIA NA FEIRATA

Horário: 10h

Que tal viver um momento especial de conexão entre adultos, crianças e natureza? 

 

Às 10h, a programação da Feira da Mata recebe uma experiência única: uma Vivência de Yoga para Famílias, em meio à natureza e aos elementos presentes na Mata de Santa Genebra.

 

A atividade convida participantes com crianças a partir dos 4 anos de idade, a  uma vivência sensível e divertida, com posturas de yoga, respiração, dinâmicas sensoriais, momento de história e prática lúdica de mantra. 

 

As inscrições podem ser feitas no link:  https://www.fjposantagenebra.sp.gov.br/evento/view/8 

 

Mais do que uma aula, é uma oportunidade para desacelerar a rotina, fortalecer vínculos familiares e descobrir novas formas de se conectar com a natureza por meio do corpo, da presença e da imaginação.

 

 

EXPOSIÇÃO INTERATIVA: BIODIVERSIDADE EM JOGO: EXPLORANDO BIOMAS E POLINIZADORES

Horário: das 9h às 16h

O Museu de Diversidade Biológica (MDBio) da Unicamp traz para a FEIRATA duas exposições interativas que apresentam a riqueza da biodiversidade brasileira por meio dos temas “Biomas Brasileiros” e “Polinização”. Utilizando exemplares biológicos, materiais didáticos e atividades inspiradas nos jogos educativos "Jogo dos Biomas" e "Jogo dos Polinizadores", a ação convida o público a conhecer diferentes ambientes naturais, suas espécies características e a importância das interações ecológicas para a manutenção da vida. A atividade busca estimular a observação, a curiosidade científica e a conscientização sobre a conservação da biodiversidade.

JOGOS EDUCATIVOS: BIODIVERSIDADE E CONSERVAÇÃO

Horário: das 09h às 1h


A Secretaria de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente de Paulínia (SEDDEMA) traz para a FEIRATA duas atividades que buscam despertar o interesse do público sobre nossa biodiversidade. Serão apresentados jogos educativos para diferentes idades, elaborados pelos alunos da disciplina de extensão do Instituto de Biologia da Unicamp, com espécies da flora e da fauna de Mata Atlântica e Cerrado que estarão presentes no Parque Ecológico de Paulínia "Armando Müller". Outra ação é a campanha educativa "Ariranha: sentinela dos rios", realizada em uma parceria entre a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB) e o Projetos Ariranhas, que busca conscientizar sobre esta espécie que está ameaçada de extinção.

 

FEIRA BROTOS DE AGROECOLOGIA

Horário: 09 às 16h

Já imaginou viver uma experiência que conecta território, alimento, natureza e futuro?

Durante a FEIRATA – Feira da Mata de Santa Genebra, o projeto Sementes de Inclusão – Redes Agroecológicas Campo e Cidade convida crianças, jovens e adultos para participar da atividade educativa “Brotos de Agroecologia”

Por meio de estações interativas e experiências sensoriais, o público poderá refletir sobre temas como educação ambiental, segurança alimentar, agroecologia e o cuidado com o meio ambiente de forma leve, divertida e participativa. 

O projeto é uma realização do Centro de Referência em Cooperativismo e Associativismo (CRCA) e do Instituto Biomas Povos e Territórios - iBIOMAS, em parceria com PETROBRAS Responsabilidade Socioambiental.

 

 

PROGRAMA CASA E O CICLO DA ÁGUA NO SANEAMENTO 

Horário: 09 às 16h

O programa CASA trará os laboratórios móveis de uso consciente da água e de lançamento consciente do esgoto. Será apresentado o sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário assim como equipamentos e dispositivos que inibem desperdícios de água e preservam o sistema de esgoto domiciliar e público. Pretende-se, sobretudo, prestar esclarecimentos sobre hábitos e atitudes que possam colaborar com o bom funcionamento do sistema público e com as instalações prediais de seu imóvel.  A atividade é realizada pela SANASA. 

AÇÃO EDUCATIVA SOBRE ESPOROTRICOSE

 

Saúde, informação e cuidado também fazem parte da FEIRATA!

Durante a programação da Feira da Mata, a equipe da Vigilância em Saúde Norte realizará uma ação educativa sobre esporotricose, trazendo informações importantes para proteger pessoas e animais.

A atividade contará com orientações sobre: formas de transmissão da doença,  identificação dos sinais em animais e humanos e medidas de prevenção. 

Uma oportunidade para esclarecer dúvidas e ampliar o conhecimento sobre essa zoonose, fortalecendo atitudes de cuidado e prevenção no dia a dia.

 

Passe pelo espaço da atividade e participe! Informação também é uma forma de cuidar da saúde e do meio ambiente.

 

 

BORDADO LIVRE: FAUNA E FLORA DA MATA

Horários: das 10h às 12h e das 14h às 16h

A oficina de Bordado Livre convida participantes de todas as idades a se inspirarem na fauna e na flora da Mata de Santa Genebra para criar peças únicas e cheias de significado. Durante a atividade, serão apresentados pontos básicos de bordado e referências de espécies presentes na mata, permitindo que cada participante desenvolva sua própria criação em tecido.

Não é necessário ter experiência com bordado: basta ter vontade de aprender, criar e compartilhar um momento de encontro. A roda é aberta e contínua, acolhendo tanto quem está começando quanto quem já tem familiaridade com a prática. Os participantes podem chegar e participar ao longo dos períodos da atividade.

Mais do que uma atividade artesanal, a oficina é um convite à observação, à contemplação e à valorização da biodiversidade local. Uma experiência que une arte, criatividade e educação ambiental, fortalecendo os vínculos com a natureza por meio das mãos, da atenção e da imaginação.

As oficinas serão mediadas pela educadora Luma Feboli. 

APRESENTAÇÕES DE DANÇA 

Horário: 11h30 e 13h30

A FEIRATA também vai entrar no ritmo da dança do ventre!

Além das atividades em meio à natureza, nossa programação contará com apresentações especiais para quem aprecia arte, cultura e movimento.

11h30 – Mostra  de  Dança do Ventre com as alunas da turma iniciante da Prof.ª Ceres Schuarcz Wichinheski (@ceres.s.w) da Academia PHD Sports Santa Genebra (@phdsportssantagenebra).

13h30 – Apresentação de Dança do Ventre com as alunas da Prof.ª Letícia Garbin, do Estúdio Letícia Garbin (@estudioleticiagarbin).

As apresentações acontecem na Praça Peroba-poca e não é necessário fazer inscrição prévia.

 

 

TCHACA, VOZ E VIOLÃO  

Horário: 12h

Ao meio-dia, a trilha sonora da Feira da Mata fica por conta de TCHACA – Voz e Violão!

Com um repertório repleto de grandes clássicos da música brasileira, Tchaca convida o público para um momento especial de encontro entre natureza, cultura e boa música. 

Uma apresentação para cantar junto, relaxar e aproveitar ainda mais esse dia de celebração na Mata de Santa Genebra.

Atividade gratuita sem a necessidade de inscrições prévias. 

 

 

OFICINA: "COMO CONSEGUIR SUAS PRIMEIRAS ABELHAS SEM FERRÃO?"

Horário: Das 14h às 15h

O Biólogo Guilherme Aguirre irá ensinar os primeiros passos para quem quer começar a criar abelhas sem ferrão, e construir, junto com os participantes, abrigos provisórios para abelhas sem ferrão (ninhos-isca de garrafa PET).

Participantes: 30

Materiais necessários: Para participar traga de casa 2 garrafas PET (2L), previamente higienizadas.

Facilitador: Guilherme Aguirre (@meliponarioairbnbee) – biólogo, mestre em ecologia, meliponicultor, educador, fundador do Meliponário AirbnBee

As inscrições serão realizadas no próprio evento, limitado a 30 participantes.

 

TRILHA GUIADA COM PÔR DO SOL NO LAGUINHO

Horário:  14h ÀS 17h

 

Essa atividade é promovida pelos condutores de visitantes autorizados  Julia Costa e Mateus Ferreira. 

 

A partir das 14:00 iniciaremos a reunião dos integrantes da trilha para o passeio!

 

Antes da trilha, faremos um sorteio de brindes! 

 

Iniciaremos o percurso EXCLUSIVO pela Trilha do Jatobá, onde teremos o contato com uma árvore centenária. Depois de aproximadamente 600 metros, faremos uma parada no Borboletário da Mata, onde faremos uma visita e contaremos com a explicação do funcionamento local pelos guias biólogos!

 

De lá, seguiremos até a entrada da trilha Central, na qual percorremos um trajeto pelo interior da Mata!

 

Ao final, passaremos pelo Laguinho da Sanã para contemplar o final de tarde com um pôr do sol inesquecível! Fecharemos o passeio com a visitação à meliponários de abelhas sem ferrão e retornaremos para a sede.

 

O passeio tem previsão de 6 km e término às 17:00.

 

Valor: R$ 35,00 por visitante. 

 

Informações e inscrições: Condutora autorizada Julia Costa: 19 99853-8493

 

 

PROJETO FORRÓ DA RODA

Horário: 14h

O Forró da Roda traz para a FEIRATA 2026  uma roda de forró aberta ao público que celebra a tradição do autêntico forró pé-de-serra. Em um ambiente acolhedor e participativo, músicos e apreciadores vão se encontrar para compartilhar a música, a dança e a cultura nordestina. 

 



 


Fotos da Galeria

×