Mata de Santa Genebra vai plantar 10.000 mudas nativas até o final do ano

Mata de Santa Genebra vai plantar 10.000 mudas nativas até o final do ano

Em comemoração ao dia da árvore, a Mata de Santa Genebra anuncia que vai plantar 10.000 mudas de árvores nativas no município de Campinas até dezembro de 2022. A  ação Construtores de Florestas Urbanas faz parte do Projeto Genesis da Mata de Santa Genebra e tem como objetivo a formação de florestas urbanas em trechos de parques e praças, assim como a recuperação de áreas de preservação permanente, formação de corredores ecológicos, com o envolvimento de escolas e população em geral.


Até o momento a Mata de Santa Genebra já plantou entre 2021 e 2022 um total de 16.000 mudas de árvores nativas no município.


Os plantios serão realizados nas áreas: Mata de Santa Genebra, Trecho de APP Rio Atibaia (Recantos dos Dourados); Trecho APP Rio das Pedras (Jardim Santa Genebra e Barão Geraldo); Trecho de APP Córrego do Guará (Real Parque); Praça Recanto das Águas (Jardim Carlos Lourenço); Praça Odirley Silva Neto (Jardim Tamoio); CEI Benemérita Sylvia Miranda da Cruz Paschoal (Vila Palmeiras); CEI Nave Mãe Prof. Elenice Ap. Moraes Ferrari (Jardim Bassoli); Praça José Giesbrechtem (Jd Nova Europa); Trecho de APP rio Anhumas (Vila Guararapes); Borda de Fragmento Florestal na R. Isilda Lourenço Santos (Bosque das Palmeiras); Nascente da Praça dos Ipês (Village); APP Córrego do Jd São Fernando e Floresta Estadual Serra D'água (Parque Jambeiro).


As mudas que serão plantadas são de espécies nativas e frutíferas nativas da Mata Atlântica como pitangueira, uvaia, jequitibá-rosa, jatobá, guaritá,  pau-d’alho, peroba, guanandi, mutamba, paineira, canelinha, araticum, entre outras. A maioria das mudas utilizadas são produzidas no viveiro de mudas da Mata de Santa Genebra e também de doações realizadas pela Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.


Segundo o presidente da Mata de Santa Genebra, Cidão Santos, estes plantios são importantes pois ajudam na recuperação dos nossos ecossistemas, combatem ao aquecimento global captando CO2, evitam enchentes através da absorção de água da superfície e regulam a temperatura do ambiente, melhorando a nossa qualidade de vida.


A população poderá ajudar a equipe da Mata Santa Genebra na realização dos plantios. As datas dos plantios serão divulgadas no site da Fundação José Pedro de Oliveira e nas redes sociais.

aaa