Dia Nacional da Abelha é comemorado em evento da CATI

O Presidente da Fundação José Pedro de Oliveira - FJPO, gestora da Mata de Santa Genebra, Sr. Cidão Santos, representou o Prefeito Dário Saadi na comemoração do Dia Nacional da Abelha realizado no dia 4 de outubro pelo Instituto Agronômico de Campinas – CATI. O evento contou ainda com a presença do Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco  Matturro e com Heitor Cantarella, Diretor do Instituto Agronômico de Campinas - IAC, órgão da Secretaria e Abastecimento de Campinas.

A comemoração teve como objetivo reafirmar o compromisso do CATI junto ao poder público e às atividades de apicultura e meliponicultura do estado de São Paulo, visando não só incentivá-las como cadeias produtivas geradoras de renda e emprego, mas principalmente como uma forma de sensibilizar a sociedade em geral da sua importância para a manutenção da vida e para o desenvolvimento da biodiversidade.

Durante o evento o Presidente da FJPO, Sr. Cidão Santos, utilizou o espaço para falar do projeto “Campinas, Cidade Amiga das Abelhas Nativas”, inciativa do poder público municipal que faz da cidade de Campinas pioneira na preservação e recuperação de animais polinizantes, mais especificamente as abelhas nativas sem ferrão da região. O projeto inclui também o meliponário situado na Mata de Santa Genebra, que recebe visitação pública, bem como as colmeias externas instaladas em frente ao Paço Municipal e Lagoa do Taquaral.

“O projeto foi idealizado para despertar a conscientização ecológica junto à população, promover a cultura da criação e destacar a importância da conservação das abelhas brasileiras sem ferrão, polinizadores chave de nossa biodiversidade”, afirmou o Presidente da FJPO, Sr. Cidão Santos.

Existe uma grande variedade de abelhas sem ferrão na região de Campinas, das quais algumas podem ser encontradas na Mata de Santa Genebra, como, por exemplo: Jataí, Uruçu, Irapuá, Tiúba e Mombuca. Portanto, Cidão Santos reconhece o imenso valor ecológico desses animais, motivo pelo qual ele reafirma o seu compromisso na preservação e recuperação do habitat natural dessas abelhas. A Mata já recebeu mais de 6.000 visitantes de escolas da região para conhecerem a importância das abelhas.

Osmar Mosca Diz, engenheiro-agrônomo da Casa da Agricultura de Campinas, vinculada à CATI, fala a respeito da importância de se conhecer as abelhas. Segundo ele, elas fazem parte da dinâmica da vida, são o elo entre todos os seres vivos e, devido a isso, é preciso conhecê-las em profundidade.

O evento foi um espaço de debate e aprofundamento do conhecimento a respeito da importância das abelhas e das atividades econômicas oriundas da criação desses animais. Além das palestras realizadas também houve “stands” de exposição e degustação de produtos à base de mel e própolis e colmeias artesanais feitas a partir de madeira reaproveitada.