Programação completa da V Feirata

  • Publicado: 27 de junho de 2019

Programação completa da V Feirata


Programação completa da V Feirata - 30/06 - à partir das 9h


Feira de Alimentícios e Praça de alimentação – 09h – 16h – Praça Peroba-poca: Produtos da Horta Silveira: Alface, Couve, Rúcula, Coentro, Salsa, Cebolinha, Brócolis, Mandioca, Tomate, Batata, Cebola, Poncã, Almeirão; Comidinhas veganas: geléias exóticas, pães de fermentação natural e docinhos; Receitas completas em potes contendo todos os ingredientes secos para finalizar sopas, risotos, bolos, polentas etc.; Culinária Italiana: Antepastos, Molhos e Licores; Pizzas artesanais individuais, pães de melado, salgados fritos e assados, atendendo a todos os públicos; Arepa: produto típico da Colômbia feito à base de milho (sem glúten e conservantes) com os recheios: carne, frango ,queijo, palmito, berinjela; Empanadas chilenas salgadas: carne, frango, berinjela, ricota. Empanadas chilenas doces: maçã com canela e de banana com canela; Pastéis, salgados e refrigerantes; Cervejas e chope artesanais e produtos de cacau orgânicos; Hambúrguer artesanal, fritas, água, suco, refrigerante e cerveja; Macarrão na chapa, suco natural e vinho quente; Churrasco Gourmet com acompanhamentos; Sushi-Comida japonesa a base de arroz e legumes; Yakissoba opções vegetariano e de carne de porco e frango; Receitas típicas de regiões brasileiras, como o "Trem Bão", uma adaptação do Feijão Tropeiro de Minas Gerais, e o "Bão de Dois", baseado no prato nordestino Baião de Dois; Feijão tropeiro; Tortas salgadas e bolos doces; Bolos de pote, maçã do amor, brigadeiros gourmet, sonho, bolos de pote doces e salgados, mousses, bombons, trufas, e pirulitos de chocolate; Doces gourmet artesanais: trufas, alfajor, fudge, cupcake, pão de mel, rosa de chocolate; Brigadeiros (Tradicional, Meio amargo, Beijinho, Brigadeiro de Paçoca, Brigadeiro de Limão, Brigadeiro de Café, Bicho de Pé) e Palha Italiana (Tradicional e de Limão); Pamonha, curau, milho cozido e bolo de milho; Churros recheados de doce de leite, chocolate e goiabada - coberturas: granulado de brigadeiro, granulado colorido e granulado de amendoim; Bolinhos e docinhos à base de Biomassa de Banana Verde sem farinhas e sem leite; Carrinhos de picolés produzidos artesanalmente sabores: abacate, coco, leite condensado, goiaba, manga, limão, uva, banana e abacaxi com caldo de cana.

 

Feira de Produtos Orgânicos – 09h – 16h - Praça Peroba-poca: Hortifrútis orgânicos, snaks de frutas desidratadas, cogumelos, grãos e duas opções de sucos orgânicos; Frutas, legumes, verduras e ovos; Sabonetes naturais; Morangos e amendoim; Coletores menstruais, absorventes de pano, velas de cera de abelha e biojóias com sementes; Palmito orgânico, castanhas, sementes e mel; Vinhos orgânicos de diversos produtores; Pães de fermentação natural orgânicos, cookies e brownies veganos.

 

Feira de Artesanato – 09h - 16h – Praça Peroba-poca: Artesanato de vários segmentos (patchwork, crochê, bijuterias, arranjos florais); Cerâmica, fuxicos, reciclados; Quadros em MDF com colagens em 3D; Carteiras feitas com caixa de leite reutilizadas (Tetra Pak) e tecidos 100% algodão (Técnica cartonagem); Produtos em crochê: cestos, cama de pets, bolsas, tapetes, caminho de mesa, chaveiros; Peças em madeira com mandalas em pontilhismo; Arte joalheria em madeira: anéis, pendentes e esculturas em madeira para o corpo; Biojóias confeccionadas com sementes da Amazônia; Jóias e utilitários em vidro fundido; Produtos afro: brincos, turbantes, bolsas e colares; Faixas, laços, tiaras, bicos de pato, bolsinhas e demais acessórios infantis; Roupas e acessórios femininos feitos de forma artesanal, com tecidos ecológicos (algodão reciclável e PET) e com retraços têxteis; Moda feminina: roupas e acessórios produzidos a partir de reciclagens; Moda reinventada - Trabalho autoral de customização: peças de vestuário e bolsas confeccionadas com refugos das grandes confecções; Brechó de roupas (femininas e infantis), calçados e bonecas; Roupas masculinas e femininas de algodão natural, originárias do nordeste brasileiro; Saias artesanais feitas tecidos usados, novos, de banco de carro, etc., mistura de estampas, geometrias, sobreposições, tamanhos vários; Terrários e Kokedamas; Mini vasos de cimento artesanal e mudas de cactos e suculentas.

 

Tenda Meio Ambiente - Exposições e Negócios em Meio Ambiente – 09h–16h – Praça Peroba-poca: Livros infantojuvenis (Epifania livros); Carteiras de tecido e upcycling de tetrapack (Entrelinhas); Cadernos artesanais (Sibila Ateliê); Cosméticos naturais (Sentido terra); Absorventes de tecido (Artefatos de pano); Livros "Aves do Campus da Unicamp e Arredores" (Giulia Bagarolli D'Angelo) e "O Equinócio dos Sabiás" (Marcos Rodrigues); Livros sobre fotografia de natureza, guias sobre a fauna e flora do Brasil, livros, cadernetas, fotos, jogo da memória, quebra-cabeça, livro infantil, pôsteres produzidos de forma sustentável (Alexandre Kantowitz e Sandra Oliveira - Editora Vento Verde); Grafismos indígenas em camisetas (Índias Salterena, Nikita e Nhamdeva); Venda de impressões, cadernos artesanais, marcadores de texto, flâmulas e cartões, todos feitos utilizando imagens feitas a partir do processo de impressão fotográfica chamado cianótipo ou cianotipia. É um processo de impressão fotográfica em tons azuis, que produz uma imagem em ciano, descoberto em 1842 pela botânica e fotógrafa inglesa Anna Atkins e pelo cientista e astrônomo inglês Sir John Herschel (Ateliê Soma); Venda de produtos artesanais confeccionados com coletas e fotografias da praça Peroba-poca (Matheus Reis); Divulgação científica através de Ilustrações botânicas da diversidade da flora brasileira em diversos produtos como quadros, azulejos, canecas, lenços e camisetas (Klei Rodrigo Sousa); Cosméticos naturais orgânicos e sabão ecológico para limpeza doméstica (Daniela Pinto Duarte - Natureza Brasil); Coleta de óleo de cozinha usado (Mariana Floriano).

 

Exposição Abelhas Nativas Sem Ferrão - Associação de Meliponicultores do Estado de São Paulo – AMESAMPA – Praça Peroba-poca – Tenda Meio Ambiente – 9h-16h – Além da venda de produtos como mel, atrativos, colmeias e cartilhas, a AMESAMPA trará uma exposição de produtos das abelhas, colônias, utensílios e materiais de criação e manejo, e materiais informativos sobre Abelhas Nativas Sem Ferrão. Venha conhecer mais sobre nossas pequenas e essenciais polinizadoras!

 

Coleta de óleo de cozinha usado – 09–16h – Praça Peroba-poca / Tenda Meio Ambiente: Descarte seu óleo de cozinha usado com responsabilidade ambiental. Armazene em uma embalagem transparente e leve para a FEIRATA. Estaremos com um ponto de coleta de óleo para reuso consciente na Tenda Meio Ambiente. Não jogue óleo pelo ralo! – Responsável pela coleta: Mariana Floriano.

 

Espaço Saúde e Bem-estar – 09h – 16h – Praça Peroba-poca: Mudas de hortaliças, flores, temperos e ervas medicinais, vasos de flores; Produtos naturais para higiene e cuidado pessoal, ervas desidratadas para chás e temperos e arte em mandalas; Sabonetes artesanais, difusores de ambiente, óleo corporal; Bolsas térmicas de sementes, relaxantes recheados com ervas e outros mimos; Terapias René Mey; Quick massage; Sprays Terapêuticos Vibracionais: aromaterapia vibracional e óleos essenciais, produtos 100% naturais; Cosméticos naturais skinfood (em inglês, comida para a pele) com base nas matérias primas da biodiversidade brasileira, fortalecendo as cadeias produtivas de produtos florestais não-madeireiros e os povos da floresta.

 

Aceiro Aberto – Visita ao Borboletário e Roteiro do Laguinho do Sossego – ARIE Mata de Santa Genebra – 09h – 16h – O aceiro da Mata estará aberto para que os visitantes possam caminhar e conhecer um pouco da maior floresta da região! Para o sentido norte chega-se ao borboletário e para o sentido sul chega-se ao Lago do Sossego. Atividade livre sem necessidade de inscrição.

 

Visita aberta ao borboletário - 09h - 16h – Borboletário da ARIE Mata de Santa Genebra: Nosso Borboletário estará aberto para todos visitarem! Monitores estarão a postos para explicar sobre o ciclo de vida das borboletas e espécies da Mata de Santa Genebra. Atividade gratuita sem necessidade de inscrição.

 

Exposição Biodiversidade da ARIE Mata de Santa Genebra / Exposição PANCs / Doação de mudas nativas – 09h-16h – ARIE Mata Santa Genebra: Uma equipe da Fundação José Pedro de Oliveira estará em um estande na Mata, em frente ao auditório da FJPO, com exposição sobre a biodiversidade de fauna e flora da Mata Santa Genebra, exposição de Plantas Alimentícias Não Convencionais e Doação de mudas da flora nativa da Mata Atlântica. Atividade gratuita sem necessidade de inscrição.

 

Programa CASA e o Ciclo da Água no Saneamento - 09h - 16h – ARIE Mata Santa Genebra: O programa CASA trará os laboratórios móveis de uso consciente da água e de lançamento consciente do esgoto. Será apresentado o sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário assim como equipamentos e dispositivos que inibem desperdícios de água e preservam o sistema de esgoto domiciliar e público. Pretende-se, sobretudo, prestar esclarecimentos sobre hábitos e atitudes que possam colaborar com o bom funcionamento do sistema público e com as instalações prediais de seu imóvel.  Responsável: SANASA. Não é necessário fazer inscrição.

 

Estande da Associação Mata Ciliar (AMC) – 09h-16h – Praça Peroba-poca - A Associação Mata Ciliar estará na FEIRATA com exposição de materiais biológicos e animais taxidermizados, jogos educativos e apresentação de teatro. A AMC enxerga a Educação Ambiental como a principal ferramenta de mudança para um futuro socioambiental sustentável. Vem conhecer nosso trabalho! Atividade gratuita sem necessidade de inscrição.

 

Totem de foto-lembranças - Fotos Martins - 09h-16h – Praça Peroba-poca - Fotos personalizadas e impressas na hora. Responsável: Carlos Alberto Martins.

 

Terapias René Mey – 09h–16h – Praça Peroba-poca / Espaço Saúde e Bem-estar: Oferecimento gratuito da Terapia René Mey de Regeneração Celular, que foca no sistema nervoso central e periférico através de toques na coluna vertebral. Isso ativa as duas energias presentes na medula: a eletromagnética e a energia vital. Desta forma, a informação é levada às células de todo o corpo, aumentando a capacidade de auto-regeneração e combate a desequilíbrios tanto físicos quanto emocionais. A terapia é aplicada por voluntários com a pessoa em pé, e dura cerca de 3 minutos. Responsável: Cláudia Bergonzoni Fassina.

 

Quick massage – 09h–16h – Praça Peroba-poca / Espaço Saúde e Bem-estar: A massoterapeuta Graziela Ramalho (Corpo, Alma e Terapia) estará com um estande para quick massage no evento. A massagem reduz o stress, alivia a tensão muscular e produz bem estar pela liberação de hormônios, serotoninas e endorfinas. Venha relaxar na FEIRATA!

 

Aula de Yoga – 9h - 10h – Praça Peroba-poca. Prática de yoga com atributos do Ayurveda (sistema de medicina da Índia) orientada pela instrutora de Yoga e terapeuta Ayurvedica Andrea Joaquim. Venha praticar yoga em um ambiente tranquilo e próximo da Natureza. Não é necessário ser um praticante regular, basta ter interesse em participar. Tapetinhos de yoga, cangas, toalhas e /ou esteiras serão bem-vindos. Atividade gratuita sem necessidade de inscrição.

 

II Minicurso “Conhecendo as PANCs” – 09h – 12h - Auditório da FJPO – ARIE MSG: As PANCs são plantas alimentícias não convencionais. Você sabia que aquele “matinho” que cresce em seu quintal pode se tornar um prato delicioso e de alto valor nutricional? O minicurso fará uma introdução à identificação, manejo e técnicas de cultivo destas plantas. Após uma rápida introdução no auditório da FJPO, os participantes farão uma caminhada na Mata de Santa Genebra a fim de conhecer e identificar algumas espécies arbóreas e herbáceas nativas. Ao fim do curso cada participante receberá um kit de receitas com PANCs. Atividade gratuita. Vagas limitadas. Ministrante: Zulla Silvério / FJPO (inscrições a partir do dia 24/06, às 09h, no site da Fundação José Pedro de Oliveira: www.fjposantagenebra.sp.gov.br.

 

Microchipagem de animais domésticos e feira de adoção 09h - 16h - Praça Peroba-poca: Traga seu cão ou gato para passear na FEIRATA e aproveite para garantir a saúde de seu bichinho! O Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Prefeitura de Campinas (DPBEA) estará no evento com um estande para realização de microchipagem e cadastramento de interesse em castração animal. O projeto, desenvolvido pelo DPBEA e pela IMA, armazenará dados em um microchip implantado sob a pele do animal. Atividade gratuita sem necessidade de inscrição. Além disso o DPBEA trará uma feira de adoção de animais para que você possa adotar um amiguinho!

 

Recepção no Borboletário pela Menestrel Cantarilha – Borboletário da ARIE Mata de Santa Genebra – 10hA Cantarilha foi convidada para participar de um dos universos mais preciosos da Mata Santa Genebra: O Borboletário! As borboletas são como luzes do amanhã, seres de muita pureza, leveza e quando batem suas asas somos encantados em questão de segundos… Imagina encontrar muitas delas em seu próprio lar? Cada uma com seu brilho, sua cor seu tamanho e sua beleza? E ainda apreciar boa música e brincadeiras "borboletísticas" com a menestrel Cantarilha?

Será no próximo domingo, dia 30/06 às 10h. Atividade gratuita sem necessidade de inscrição.

 

Escalada em árvore – Equipe Green Builder Sistemas Ambientais - 10h–14h – Praça Peroba-poca: Escalada em árvore com equipamento de rapel. Atividade orientada por Cristiano Barbosa (biólogo, profissional da área de Arboricultura, serviços de cuidados com árvores e escalada recreativa). Preços e faixa-etária: Crianças a partir de 10 anos (R$ 5,00), Adultos (R$ 10,00). Não é necessário fazer inscrição.

 

Apresentação musical – Trio Santo Jorge (Alessandra Oliveira: vocais, Lua Moraes: violão e Mestre Marcão: percussão geral) - 10h - 11h30 - Praça Peroba-poca: O Trio Santo Jorge, grupo musical de samba, bossa e MPB, com 18 anos de experiência, traz para a V FEIRATA um show baseado na rica cultura brasileira. O trio apresentará um repertório composto por músicas tocadas em rodas de capoeira, terreiros de umbanda, batuque de umbigada e jongo. “Cachê” no chapéu!

 

Apresentação musical – Lucas Madi: Voz e Violão - 12h - 13h30 - Praça Peroba-poca: O cantor e violonista paulistano Lucas Madi faz um show com suas transcrições, arranjos e composições, ressaltando sempre a conexão intrínseca entre a voz e o violão nas músicas escolhidas. O repertório permeia a obra de compositores como Milton Nascimento, Dorival Caymmi, Guinga, Gilberto Gil, Chico Buarque, entre outros cantautores expressivos da MPB. “Cachê” no chapéu!

 

Espetáculo "Ao Divagar se Vai Longe e de Bicicleta Mais ainda!" Em busca de um lugar perfeito ao encontro de um amor nem tão perfeito assim, entre malas, malabarismos e o público, Camomila e Quindim descobrem tudo o que sempre esteve ali, bem debaixo de seus narizes vermelhos... Eles se amam e adoram andar de bicicleta! “Inspirados na arte do palhaço, a Cia1Péde2, apresenta o Espetáculo "Ao Divagar se Vai Longe e de Bicicleta Mais ainda!" Criação, direção e atuação de Mariana Ferreira e Mauro Bruzza - Praça Peroba-poca - 13h30 - 14h30. Traga a criançada para esta grande diversão! “Cachê” no chapéu!

 

Oficina de construção de abrigos para Abelhas Solitárias - Abelhas do Brasil – Praça Peroba-poca – Tenda Meio Ambiente - 14h30 - 15h30 - Além dos ninhos de cerâmica para exposição e venda, Adriana Tiba e Julio Pupim, ceramistas e criadores livres de abelhas, estarão no evento com um estande para a realização de oficina de construção de ninhos para Abelhas Solitárias, utilizando materiais naturais e fáceis de serem coletados. Com isso, as pessoas podem se tornar criadores de abelhas nativas nos próprios quintais e perpetuar as espécies de forma consciente. ATIVIDADE GRATUITA - 20 vagas - Duração de uma hora. Inscrições na Tenda Meio Ambiente.

 

Apresentação de Dança ATS – 15h30 - 16h – Praça Peroba-poca: O Grupo Amora fará uma apresentação de American Tribal Style® Belly Dance (ATS®), uma dança que celebra o poder e a beleza das mulheres, unindo elementos da dança do ventre, flamenco, dança indiana, entre outras danças étnicas. O Grupo Amora tem como objetivo principal a diversão e integração entre mulheres, por isso todas, independente de corpo ou idade, dançam juntas celebrando esse momento. “Cachê” no chapéu!