Mata Santa Genebra realiza III mutirão de ação voluntária

• Publicado: 6 de junho de 2018

Mata Santa Genebra realiza III mutirão de ação voluntária

Evento está sendo organizado pela Fundação José Pedro de Oliveira, que administra a Mata de Santa Genebra

A Fundação José Pedro de Oliveira está preparando uma programação especial para o dia 27 de maio, quando acontece a III Feirata – A Feira da Mata. A data marca, também, o o Dia Mundial da Mata Atlântica. As atividades acontecerão durante todo o dia, das 8h às 16h, na Praça Peroba-poca, ao lado da Mata de Santa Genebra, em Barão Geraldo.

Entre as atrações, haverá expositores locais e regionais, gastronomia, artesanato e exposições, atrações culturais, visita ao Borboletário, oficinas e Caminhada na Mata.

Para o presidente da Fundação, Sinval Dorigon, a Feirata é um importante momento para que as pessoas participem e conheçam, de forma divertida e lúdica, os projetos e ações desenvolvidas na Mata. “Ano passado fizemos a primeira e a segunda edição da Feirata e o resultado foi muito positivo. Esperamos atrair mais pessoas este ano, afinal é um momento em que nossas portas estão abertas e as pessoas podem nos conhecer melhor”, disse. “Além disso, as oficinas trazem importantes reflexões sobre nossa relação com o meio ambiente”, completou.

A Feirata é uma feira diversa e democrática, que valoriza os produtos alimentícios, artesanato e serviços locais e regionais, além de ser um espaço para teatro, música, exposições, oficinas e debates sobre as relações sociedade-natureza.

As visitas ao Borboletário poderão ser feitas das 9h às 16h, sem necessidade de inscrição.

A programação também inclui três visitas monitoradas com saída às 9h, 9h45 e 10h15. O passeio tem trajeto de 5km pelas trilhas da Mata e duração de aproximadamente 2 horas. Quem quiser participar da Caminhada 8km também deve ficar atento e fazer a inscrição o quanto antes. Para os dois eventos, os interessados podem se inscrever no site da Fundação, no endereço www.fjposantagenebra.sp.gov.br .

Durante a Feirata, também estão previstas oficinas para crianças e adultos. Além da oficina de Yoga e Fotografia, a Oficina de Pintura visa promover reflexão sobre conceitos de sustentabilidade por meio da experimentação com tintas naturais obtidas de vegetais (café, urucum, açafrão, jenipapo) e minerais. Também haverá oficina de abelhas nativas e de confecção da boneca Abayomi e histórias africanas. Para as oficinas, as inscrições serão feitas no local.

Mais informações podem ser obtidas no site da Fundação (www.fjposantagenebra.sp.gov.br).

Veja aqui a programação completa da III Feirata – A Feira da Mata